Cleiton Fiuza

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Gestão de Marketing

130511021009negAumentar ou agregar valor às vendas são desafios constantes dos empresários atualmente, principalmente em função da concorrência, cada vez maior e cada vez mais globalizada.

Como a sua empresa já está funcionando, fornecendo produtos ou serviços ao mercado, é necessário analisar alguns aspectos que podem melhorar seus resultados comerciais.

Primeiramente, uma análise para verificar se o produto ou serviço do seu negócio ainda está atendendo aos desejos e às necessidades dos seus clientes, uma vez que atualmente o fácil acesso à informação faz com que os desejos se modifiquem muito rapidamente e, consequentemente, existe a tendência de que seu produto ou serviço deixe de ser interessante ou competitivo em um curto espaço de tempo. Identificar as reais necessidades e desejos do seu público-alvo (que pode ser pessoa física ou empresas), ou seja, conhecer o comportamento dos seus clientes pode ser uma grande vantagem competitiva, pois assim você poderá adequar seus produtos ou serviços, inovando-os ou até mesmo criando novos, para ir ao encontro do que o mercado está comprando, tornando o seu negócio de alguma maneira mais procurado pelos clientes.

Uma vez que você já conhece bem o seu público-alvo, é importante conhecer seus concorrentes de maneira mais próxima, visitando-os quando possível, ou através da internet, ou de fornecedores e clientes em comum. Enfim, obter informações sobre como eles estão atuando.

Outro aspecto a ser visto é analisar como você poderia negociar melhor com os fornecedores que já tem atualmente, talvez com uma parceria mais vantajosa para ambos, e, avaliar quais outros fornecedores estão disponíveis no mercado para obter uma comparação, e assim contribuir na competitividade do seu negócio.

Conhecendo melhor os seus clientes, concorrentes e fornecedores, você passa a ter um conhecimento mais efetivo do Mercado em que atua ou quer atuar. Assim, poderá estimar qual preço seus clientes estão dispostos a pagar pelos seus produtos ou serviços, e  então adequá-los, ajustando os custos nas compras dos fornecedores ou trabalhando para agregar valor à sua empresa, de tal forma que os clientes se disponham a pagar mais pelos seus diferenciais.

03-0157Com todos esses levantamentos sobre o mercado, você já dispõe de informações suficientes para avaliar a maneira mais eficiente para vender, ou seja, definir um ponto de venda e a forma de venda, seja por vendedores, internet, representantes, enfim, como fará para que seus clientes recebam os produtos ou serviços com plena satisfação.

Agora as estratégias de divulgação da sua empresa tendem a ser mais efetivas, ou seja, comunicar aos seus clientes que seus produtos ou serviços vão exatamente ao encontro dos seus desejos, através dos meios de comunicação mais eficazes para atingir o seu público-alvo e assim evitar o desperdício de tempo e dinheiro nas suas ações de promoção da empresa.

Nos dias de hoje, para manter-se no mercado e ainda destacar-se, é preciso trabalhar constantemente, buscando superar as expectativas dos clientes, ou seja, sempre em busca da excelência, em fazer melhor, em surpreender.

Um planejamento de marketing consegue direcionar a sua empresa para os caminhos mais adequados na utilização de cada item discutido, definindo claramente as ações e os prazos para realização de cada um deles, aumentando assim o sucesso nas vendas para o seu negócio.


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