Cleiton Fiuza

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Nunca foi tão fácil abrir um negócio no Brasil!

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Basta ter um perfil nas redes sociais, um conjunto de palavras patrocinadas e um site bem construído que os clientes baterão na minha porta?

marketing-viral1Nunca foi tão fácil começar um negócio como nos dias atuais. Com uma equipe pequena, uma estrutura pequena e um orçamento ainda menor você pode iniciar o seu negócio. A digitalização do nosso modo de vida resultará em uma quantidade explosiva de novos empreendimentos nos próximos 10 anos. Estamos saindo da era da produção em massa para entrarmos na era da inovação em massa, teremos anos dourados de empreendedorismo no Brasil. São muitos os fatores que potencializaram este crescimento de novos negócios, no entanto ouvimos muito que os grandes tesouros deste país são os dois grandes eventos esportivos em 2014 e 2016 e o pré-sal. Minha opinião é que estes fatores contribuem bastante, mas o maior tesouro do Brasil é que somos um país com muitos, muitos problemas, por que onde há problemas há negócios, e estes negócios estão emergindo nesta imensidão de problemas.

Está se instalando no Brasil a H&R Block – empresa especializada na ajuda de declaração de imposto de renda, milhões de brasileiros passaram a declarar imposto de renda nos últimos três anos e são pessoas de formação simples que desconhecem os trâmites de uma declaração. O boom do mercado imobiliário fez surgirem inúmeras empresas que ajudam a desburocratizar a obtenção do financiamento juntos aos bancos. Mais de um milhão de pessoas trabalham com telemarketing e milhares de vagas são abertas nos 365 dias do ano, o que faz crescer o número de pequenas empresas especializadas não somente em treinamento de atendimento, mas, sobretudo, no tratamento da voz e no uso correto das concordâncias. As redes sociais definitivamente estão fazendo parte do dia-a-dia das empresas, independente do tamanho, o que faz surgirem, aos montes, agências especializadas em redes sociais prestando serviços para pequenos negócios. Estima-se que mais de 40 mil brasileiros vivam de pequenos negócios feitos diariamente no mercadolivre.com.

Todas estas possibilidades são factíveis graças ao surgimento das redes sociais, que possibilitam articular negócios a custos aceitáveis para o pequeno e médio empreendedor. Nas aulas que ministro no curso de gestão de inovação no Insper, escolhemos aleatoriamente um aluno que esteja empreendendo e montamos uma estratégia de comunicação em apenas 53 minutos, usando somente um telefone celular e uma conexão wi-fi. Em 48 horas ele começa a receber pessoas interessadas em fazer negócios. Custo de desta ação: R$ 50,00.

Lembro-me que há pouco tempo o empreendedor brasileiro que começava um negócio tinha que investir mais de 5 mil dólares para comprar uma linha telefônica e ainda tinha que declará-la no imposto de renda. Hoje basta ter um perfil nas principais redes sociais, comprar um conjunto de palavras patrocinadas correlacionadas ao seu negócio e ter um site bem construído que os clientes baterão na sua porta. Se estes clientes comprarão os seus produtos ou não dependerá da sua estratégia comercial, tão essencial quanto a estratégia das redes sociais.

Romeo Deon Busarello é Diretor de Ambientes Digitais da Tecnisa e Professor dos cursos de MBA e Pós Graduação do Insper e ESPM.


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