Cleiton Fiuza

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A era das musas das cervejas pode estar chegando ao final

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A era das musas do carnaval como carro chefe de propagandas das marcas decervejas pode estar por um fio. Pelo menos é o que afirma Marcelo Pontes, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e especialista em marketing.

Uma prova disso é que, neste carnaval, marcas comoSkolDevassa e Nova Schin miraram suas campanhas publicitárias em outros focos, como grupos de amigos, situações inusitadas e até mesmo um ex-jogador de futebol.

A saturação com este tipo de abordagem não é o único motivo para a mudança de direcionamento. Segundo o especialista, a diversificação do público e as novas regras no setor também pesaram na decisão. Desde 2006, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar)determinou que modelos publicitários não podem ser retratados como objeto sexual.

“Chegou a um ponto em que as propagandas estavam muito iguais, todas as campanhas usavam o mesmo recorte. Às vezes, se você tirasse o nome da marca, o grande público poderia ter dificuldade em identificar sobre qual empresa o comercial se referia”, diz Pontes.

Embora as marcas tenham demonstrado a intenção de inovar, o especialista explica que essa mudança ainda não pode ser considerada uma tendência, pois não é certo que se concretize em um movimento de longo prazo.

Outro foco

A Skol que já recrutou musas como a atriz Barbara Borges para representar a marca em edições anteriores, este ano, apostou em uma ideia mais divertida. Com o slogan “A vida manda quadrado, só não perca o rebolado”, a campanha do carnaval 2014 da marca retrata situações inusitadas que os foliões enfrentam no carnaval.

Já a Nova Schin seguiu com a proposta do “Porque sim” interpretada pela cantora Ivete Sangalo, que brinca com quem não tem paciência de dar explicação para tudo.

Na Devassa, Romário reforça a mensagem de que todo mundo pode se aventurar no futebol, com a campanha “Pelada, o lado Devassa do futebol”. Por outro lado, a marca seguiu a tradição e elegeu a atriz Grazi Massafera como musa para o seu camarote na Sapucaí, no Rio de Janeiro.

“É possível fazer uma propaganda mais eficiente e que atinja mais o consumidor sem usar a fórmula pronta de prateleira”, afirmou Alexandre Loures, diretor de comunicação da Ambev, que detém a marca Skol.

Fonte: Texto de Paula Bezerra, publicado no site da Revista EXAME, em 03/03/14


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