Homem pode usar saia?

Marc Jacobs vestindo uma saia
Marc Jacobs vestindo uma saia

Bom dia, amigos!
E o tema “polêmico” de hoje é: “Homem pode usar saia?”

Depois de um estudante ser ofendido na USP por ter ido a Universidade trajando uma saia, seus colegas decidiram realizar um protesto no campus, com rapazes usando saias e mulheres vestindo roupas ditas masculinas… até agora, mais de 2.000 alunos já aderiram a campanha através do facebook.
Fico pensando, não na saia, mas em atitudes que levam uma pessoa a julgar uma outra por usar algumas vestimentas que “firam” a sua cultura ou o modo como ele aprendeu que “deveria ser”… pessoalmente, eu não me vejo usando uma saia, a cena seria muito mais cômica do que “legal”, com certeza. Mas, isso não me dá nenhum direito de criticar ou condenar aqueles que decidirem fazê-lo por sentirem-se bem ou, simplesmente, em uma tentativa isolada de lançar uma moda (como foi o caso do estudante da USP).
Fico pensando, não na saia, mas o que seria da masculinidade moderna se não tivessem criado as calças poucos séculos atrás… coitados dos homens que viveram na obscuridade do período “antes das calças”; tiveram que suportar a vergonha de trajar-se com túnicas que lembravam vestidos femininos.

Fico pensando, não na saia, mas em como a liberdade do outro pode nos incomodar a tal ponto de não pensarmos, nem medirmos, nossas palavras e atitudes para combatê-la… no entanto, quando a nossa liberdade é atingida, rapidamente pedimos que o outro se coloque em nosso lugar e clamamos por compreensão.
Fico pensando, não na saia, mas na capacidade de mobilização que um grupo de jovens universitários pode ter quando o assunto envolve a sua liberdade de expressão… capacidade essa não tanto utilizada quando o assunto envolve o mal funcionamento dos sistemas públicos de saúde, transporte e educação. Mas, fazer o quê, não é verdade?
Fico pensando, agora sim na saia, e a única conclusão que chego é, se alguém quer usar, que use… só tome cuidado com o que pode acabar aparecendo em uma cruzada de perna descuidada ou mal treinada.

Viva la falda!

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑