Cleiton Fiuza

Início » Não Categorizado » Homem pode usar saia?

Homem pode usar saia?

Indique o seu endereço de email para subscrever esta página e receber notificações de novos posts por email.

Marc Jacobs vestindo uma saia

Marc Jacobs vestindo uma saia

Bom dia, amigos!
E o tema “polêmico” de hoje é: “Homem pode usar saia?”

Depois de um estudante ser ofendido na USP por ter ido a Universidade trajando uma saia, seus colegas decidiram realizar um protesto no campus, com rapazes usando saias e mulheres vestindo roupas ditas masculinas… até agora, mais de 2.000 alunos já aderiram a campanha através do facebook.
Fico pensando, não na saia, mas em atitudes que levam uma pessoa a julgar uma outra por usar algumas vestimentas que “firam” a sua cultura ou o modo como ele aprendeu que “deveria ser”… pessoalmente, eu não me vejo usando uma saia, a cena seria muito mais cômica do que “legal”, com certeza. Mas, isso não me dá nenhum direito de criticar ou condenar aqueles que decidirem fazê-lo por sentirem-se bem ou, simplesmente, em uma tentativa isolada de lançar uma moda (como foi o caso do estudante da USP).
Fico pensando, não na saia, mas o que seria da masculinidade moderna se não tivessem criado as calças poucos séculos atrás… coitados dos homens que viveram na obscuridade do período “antes das calças”; tiveram que suportar a vergonha de trajar-se com túnicas que lembravam vestidos femininos.

Fico pensando, não na saia, mas em como a liberdade do outro pode nos incomodar a tal ponto de não pensarmos, nem medirmos, nossas palavras e atitudes para combatê-la… no entanto, quando a nossa liberdade é atingida, rapidamente pedimos que o outro se coloque em nosso lugar e clamamos por compreensão.
Fico pensando, não na saia, mas na capacidade de mobilização que um grupo de jovens universitários pode ter quando o assunto envolve a sua liberdade de expressão… capacidade essa não tanto utilizada quando o assunto envolve o mal funcionamento dos sistemas públicos de saúde, transporte e educação. Mas, fazer o quê, não é verdade?
Fico pensando, agora sim na saia, e a única conclusão que chego é, se alguém quer usar, que use… só tome cuidado com o que pode acabar aparecendo em uma cruzada de perna descuidada ou mal treinada.

Viva la falda!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: