Cleiton Fiuza

Início » Reflexões » As eleições 2010 estão chegando. Você já tem o seu candidato?

As eleições 2010 estão chegando. Você já tem o seu candidato?

Indique o seu endereço de email para subscrever esta página e receber notificações de novos posts por email.

Infelizmente, o processo eleitoral no Brasil ainda não é visto com a seriedade que deveria pela maioria da população do país. Divididos entre promessas de um futuro melhor e a certeza do que já conseguiram no presente, vagueam como rebanho mal cuidado nas mãos daqueles que manobram as palavras da melhor forma que os convem fazer.

Saúde acessível a todos, educação de qualidade para a maioria, melhores salários e auxílios governamentais que diminuirão a miséria da nação. Quem nunca ouviu um discurso recheado de promessas nessas áreas? Escolhermos, torcemos, defendemos nossos candidatos com unhas e dentes e vibramos com sua vitória como na final de um campeonato mundial de fultebol. 

Logo em seguida, somos abandonados, esquecidos, ou melhor, deixados de molho por mais dois anos, até que chegue uma nova oportunidade de levarmos alguém ao poder público. Continuamos sem saúde, sem salário, sem educação e sem as promessas que aplaudimos e ovacionamos em discursos carregados de emoção.

Em 2010 teremos mais uma chance de escolhermos… as promessas sempre existirão e sempre serão as mesmas… no entanto, alguns nomes se renovam e surge uma nova esperança a cada ano eleitoral. Por isso, antes de ir a urna e fazer uma escolha sem volta, pesquise, leia, converse com outras pessoas e conheça o máximo que puder do seu candidato. Não vote pelo que dizem as pesquisas, pelo sorriso bonito, pelo discurso inflamado ou pelo tom apelativo das frases de impacto. Já vimos que nenhum desses parâmetros foi confíavel no passado. Vote pela experiência de vida, pelo histórico do candidato, pelas realizações de sua vida pública.

Lembre-se que votar é mais do que cumprir um dever como cidadão, é exercer seu direito de escolher e optar sobre que tipo de futuro você deseja para o seu país. Mesmo em meio ao poder da influência que domina na mídia, no horário eleitoral gratuíto e comícios regionais, ainda temos o direito de decidirmos livremente.  Então, selecione bem quem você quer ter administrando o dinheiro público nacional, fruto do nosso suado trabalho, e coordenando as decisões e que afetarão o nosso dia-a-dia como brasileiros.

Já escolhi errado em outras eleições (e quem ainda não fez isso?). E pago caro por escolhas erradas da população como um todo. Maus políticos geram um sistema de infra-estrutura precário que nos obriga a pagarmos ainda mais caro por saúde, transporte, educação, etc… Em 2010, vou ter a oportunidade de escolher mais uma vez e estou escolhendo acreditar na Marina Silva. Não por ela ter um sorriso bonito, um gesto amigável ou uma fé professada, mas pelos ideais de conduta moral, política e ambiental que ela representa para o nosso país. Creio que se temos uma chance de vermos algo diferente e bom acontecendo no Brasil nos próximos anos, essa chance está com Marina Silva. Sei que ela não é perfeita, nem está acima de qualquer suspeita, mas sua história, posicionamento político e equilíbrio emocional demonstram que posso, pelo menos, confiar na sua vontade de dar o seu melhor e, quem sabe, acertar o rumo da nossa nação.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: