Cleiton Fiuza

Início » Entrevistas » Uma visão bíblica sobre sua vida financeira

Uma visão bíblica sobre sua vida financeira

Indique o seu endereço de email para subscrever esta página e receber notificações de novos posts por email.

No dia 29/06, o pastor Ivonildo Teixeira relançou o livro ”Finanças com Propósito”. Desta vez, ampliado e revisado pela Editora MK. O evento aconteceu na Igreja do Nazareno Central de Campinas, interior de São Paulo.

Ivonildo, que atualmente possui 30 livros escritos, é conferencista internacional na área de administração financeira e um dos colunistas do portal Elnet. Segundo o autor de ”Finanças com Propósito”, a idéia desse livro surgiu ao perceber a necessidade de uma orientação sobre o assunto, no seio da família em geral, seja ela cristã ou não.

Para ele, tanto a falta, quanto o excesso de dinheiro mal administrado é uma das maiores causas da separação nos lares, do fechamento de empresas e das noites sem dormir de alguns empresários. De acordo com o pastor, a proposta do livro não é apresentar uma fórmula mágica para vencer crises financeiras ou ficar rico sem trabalhar, mas sim revelar um estilo de vida que pode ser alcançado quando se aposta tudo nas mãos do Senhor, através de um coração fiel e generoso. Confira abaixo uma entrevista com Ivonildo Teixeira, em que ele fala mais sobre o livro e algumas experiências vividdas durante o seu ministério:

O livro Finanças com Propósito é a primeira edição do livro pela MK Editora e, como sempre, o senhor tem boas dicas para que o povo de Deus mantenha as finanças em ordem. Como surgiu esse chamado para ministrar sobre finanças?

Tive a alegria de ter um bom mestre sobre o assunto de finanças à Luz da Bíblia. Ficava fascinado com o tema e a profundidade e beleza do mesmo. Quando o assunto era mencionado por um pregador, o que era raro, ou quando em uma conversa alguém trazia o tema a respeito de dinheiro à luz da Bíblia, meu coração pulsava de prazer. Quando fui chamado por Deus para a missão do pastorado, depois de preparado, cai no lugar em que muita coisa aconteceria na minha vida, inclusive o chamado para ministrar e escrever sobre finanças. Notei, que no início, teria que pedir o grupo iniciante, os dízimos e as ofertas. Porém, duas coisas me deixavam totalmente atordoado, a vergonha e o medo, dois inimigos que têm jogado muitos líderes ao chão para não pregar e nem ensinar ao povo de Deus como cuidar com zelo do dinheiro de Deus. No dia 24 de Junho de 1984, o meu pastor e mestre, Rev. Amadeu A. Teixeira falou sobre a necessidade de darmos para o reino de Deus. Sua ousadia era tanta e a unção de Deus na sua vida, que naquela noite, pessoas visitantes queriam ofertar com alegria para comprarmos uma placa para a igreja iniciante. Enquanto que os membros, ainda que poucos, não davam quase nada. No dia seguinte, o pregador visitante falou quase três horas, “dar é viver”. Não tínhamos um terreno, nada. Ao acabar de pregar, assentou-se, não pediu absolutamente nada ao pequeno grupo de 18 membros, 6 visitantes e 6 crianças. De repente, todos os membros foram se levantando um por um, doando o que Deus falava ao seus corações. Naquela manhã, a oferta doada voluntariamente, o dinheiro foi o suficente para comprar um terreno na Praia de Itapoã, Vila Velha, ES. onde se encontra instalado a primeira igreja do Nazareno do Estado. Ali começou tudo, perdi a vergonha, o medo, as inspirações para escrever, e os convites começaram a vir de todos os cantos.

Alguma vez o senhor já esteve em uma situação em que colocar as finanças nas mãos de Deus fez toda a diferença nas conseqüências finais?

Muitas vezes. Neste episódio citado, do dia 24 de Junho de 1984, fiz uma doação do que eu não possuía. Ganhava três salários mínimos. Tinha uma irmã que morava comigo. Era solteiro na época. Não tinha dinheiro em banco, nem uma bicicleta. Deus chega a mim pedindo como oferta para a compra do terreno todo o saláiro que iria receber seis dias à frente. Depois, de questionar a Deus, fui “vencido”. Prometi publicamente fazer aquela oferta do meu salário. Agora, como viver no mês seguinte? Deus, de uma maneira que lhe é peculiar, tocou no coração de uma pessoa que estava em outro continente, que ele enviasse um dinheiro para mim. Dez dias depois chega às minhas mãos nove salários mínimos de presente. Nunca damos a Deus mais do que Deus nos dá, Ele é fiel!

Fale-nos um pouco sobre esse livro:

O livro “Finanças com Propósito” surgiu diante da necessidade que venho percebendo no seio da família em geral, seja ela cristã ou não. Muitos lares têm sofrido bombardeios financeiros e como como conseqüência, a separação, e uma das maiores causas está na questão da falta, ou do excesso de dinheiro mal administrado. Empresas que estão fechando suas portas, empresários com noites sem dormir por não saber como tapar os “buracos” , igrejas, pastores, líderes, jovens e crianças, sem a mínima noção dos segredos de se ter uma vida financeira saudável e com propósitos. Em cada capítulo, tento abordar o assunto do dinheiro focando, a família, casais, empresários, jovens, crianças, provando que é possível viver, se relacionar bem com o dinheiro, e ser uma pessoa próspera sem fazer barganha com Deus, tipo, “Dar tanto para Deus que Deus te dê tanto”, nada disso. Abomino duas coisas quanto ao assunto do dinheiro. Tanto a “teologia da prosperidade da magia”, aquela que os seus pregadores prometem o que Deus nunca prometeu, se você der “isso ou aquilo” para Deus. Como bato de frente quanto a “teologia da miséria”, “o cristão nasceu para sofrer, porque só os “pobres de espírito” verão a Deus; os outros podem ter tudo e os cristãos jamais; viver uma vida miserável, sempre no sufuco, pelo fato de que lá no céu, haverá de tudo o que ele não usufruiu aqui na terra. O Livro não traz uma fórmula mágica para vencer crises financeiras, ou como ficar rico de repente, sem trabalhar, ao contrário, há um estilo de vida que podemos alcançar quando apostamos tudo em Deus, através de um coração fiel e generoso.

O senhor costuma sempre ministrar em seminários de finanças, certo? Conte-nos algumas experiências relacionadas a essas ministrações:

Já visitei quatro continentes e até o momento que respondo estas questões, visitei mais de 535 igrejas, fora palestras para empresários e casais. Noto a reação das pessoas totalmente alheias ao assunto do dinheiro. Muitos não sabem o o que é dízimo, a maioria desconhece o tema de ofertas, pastores e líderes confessando que muita coisa iria mudar na vida deles e, conseqüentemente, na vida financeira da igreja. Empresários desesperados, por pereceberem que estavam sendo desonestos com Deus quanto ao dízimo dos lucros da empresas e de negócios à parte. Empresas reerguendo depois dos princípios bíblicos colocados em prática, igrejas prosperando, tendo com o que investir nas necessidades ministeriais, missionárias, evangelísticas, construções e aquisições com propósitos definidos para abençoar o reino de Deus.

Já ouviu testemunhos de pessoas que tiveram suas vidas restauradas através de seus livros, artigos ou ministrações?

Inúmeros. A maioria dos livros que escrevo têm como base, a Bíblia, o enfoque maior, e os testemunhos de vidas que estavam arrebentadas financeiramente, devendo na “praça”, pessoas que haviam emprestado algum dinheiro e a pessoa havia desaparecido ou disse que não pagaria jamais, outros que os carros foram roubados, questões judiciais que por anos nunca se resolviam, empresários com as portas quase que fechando; de repente, o sol volta a brilhar, II Cr. 20.20. Há uma promessa na Palavra de Deus, “Por vossa causa repreenderei o Devorador…”, Ml. 3.11, e “Restitui-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto igrador, pelo destruidor, e pelo cortador…” Jl. 2.24.

O senhor tem abençoado muitas vidas através de seus artigos para o Portal Elnet. Deixe uma mensagem aos internautas, que acessam o site:

Estudando a palavra de Deus, já por anos, descobri que os princípios dos palestrantes sobre como revolucionar sua empresa, como aumentar seu capital, como sair da crise financeira, em outras palavras, a motivação que tais palestrantes seculares levam, todas, sem exceção, estão embasadas na Bíblia. A diferença em relação ao que as igrejas deveriam pregar são vocábulos que são mudados. Se você está com uma vida totalmente sem propósitos definidos na área financeira, não consegue enxergar no fundo do túnel uma luz para mudar o curso da sua vida financeira, os céus se fecharam de tal maneira que a única saída que você vê a sua frente é tirar sua própria vida, tenho uma palavra que vai alegrar o seu coração: Entregue a sua vida totalmente a Jesus, convide-O a ser Seu Senhor e Salvador pessoal, comece a ser um dizimista fiel a Deus de tudo quanto vier às suas mãos, seja generoso com alegria ainda que na crise; e tenho absoluta certeza que seu sorriso voltará. A palavra de Deus é fiel! Tenho praticado estes princípios citados, já por quase 40 anos, por experiência, posso lhe afirmar, Deus nunca falhou. Tem sido o meu pastor que nunca tem me deixado faltar nada. Experimente viver os principios sagrados e depois compartilhe comigo, que compartilharei de você a outros.

Como as pessoas podem convidá-lo para ministrar em suas igrejas?

Através do site, podem ver como funciona os seminários, depois, podem entrar em contato comigo através de: Site: http://www.ivonildoteixeira.com.br; E-mail: contato@ivonildoteixeira.com.br

Publicado Por: Cleiton Fiuza

Fonte: Reverendo Ivanildo Teixeira


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: