Cleiton Fiuza

Início » Reflexões » “Jovens, eu vos escrevi porque sois fortes e a Palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno” 1Jo 2.14b

“Jovens, eu vos escrevi porque sois fortes e a Palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno” 1Jo 2.14b

Indique o seu endereço de email para subscrever esta página e receber notificações de novos posts por email.

Nosso tempo nunca foi tão roubado:

Nunca os dias foram tão corridos como agora. Nunca estivemos tão sobrecarregados de responsabilidades desde que acordamos. Nunca o mundo nos cobrou tanto pedágio para passarmos 70 ou 80 anos por aqui.

Desde muito cedo, nossa vida encaixa-se em uma agenda lotada. Alguns até dizem que nem conseguem viver entre os 16 e 19 anos por causa do preparo para o vestibular. Temos aulas e mais aulas, cursos de línguas, cursos de informática, esportes, trabalho, namoro, etc. E estamos constantemente cansados, sem vigor, sem ânimo para continuar.

Não temos mais tempo para Deus em nossas agendas diárias. Não oramos mais como antes, não meditamos na palavra de Deus, então, como ela pode permanecer em nós se nem é absorvida por nós? Não temos mais tempo para realizar grandes projetos eternos, pois os projetos temporários consomem quase tudo do que temos. Posso continuar indo a igreja, posso até tocar no louvor um dia, posso até envolver-me em um pequeno grupo, mas isso é tudo, meu tempo não permite mais nada.

“BUM!” Acerte os jovens e você dará um tiro direto bem no coração da igreja. 

A falta de tempo é um dos principais motivos pelo qual o cristianismo não tem crescido significativamente nos últimos anos. Entre as grandes religiões, é o islamismo que tem crescido mais, porque um jovem mulçumano jamais trocaria o tempo dedicado à “Alá” e à propagação da fé islâmica por qualquer outra coisa.

Os mulçumanos param tudo o que estão fazendo para adorarem a “Alá”, três vezes por dia. Eles investem grande parte do que ganham na manutenção da religião. Eles compartilham sua fé com ânimo e ousadia. Nós precisamos entender que somos a alavanca que impulsiona o avanço da mensagem de Cristo, são os jovens que não deixam que a igreja entre em estagnação.
Uma igreja onde os jovens não têm muito tempo é uma igreja estática, parada, retida nela mesma. Pare os jovens da igreja, retire seu tempo e você exporá todo o restante do corpo.

Nossos sonhos nunca foram tão roubados:

Vivemos em uma geração sem muitos sonhos ou propósitos eternos. Nossos objetivos são, em sua maioria, egoístas e temporários: Uma casa, um carro, viagens internacionais.

Os sonhos são o combustível que nos move. Eles que nos fazem transpor todas as dificuldades e enfrentar a própria morte. Se eles estão focados fora da igreja é lá que investiremos todo o nosso potencial, todas as nossas forças.

Nos dias atuais, parece que a causa de Cristo não é mais algo em que vale a pena investir. Somos influenciados por uma geração profundamente consumista, que deixou que as coisas seguissem seu próprio rumo e afastou-se de Deus. 

 “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Tua palavra.” Salmo 119:9 

 “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” Salmo 119:11 

 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos” Salmo 119:105

Vivemos em uma Geração levada pelas emoções e não mais direcionada pela palavra de Deus. A geração do instantâneo, do imediato, da recompensa fácil, da praticidade, uma geração que rejeita facilmente um tempo devocional com seu Deus.

Nunca a nossa fé foi tão roubada:

O maligno não se refere exclusivamente ao diabo, mas ao sistema que luta contra nossas convicções, que tenta minar a nossa fé e, literalmente, nos destruir.

O maligno está relacionado à nossa carne, nossos desejos, nossa mente corrupta, nossa conduta diária, nosso egoísmo, nossa falta de domínio próprio, nossa soberba, nossa arrogância, nossa conduta imoral em todos os aspectos.

O maligno também está relacionado ao mundo. O mundo compete de forma desleal para alcançar 100% dos nossos dons, talentos, tempo e recursos financeiros. Todos os dias somos expostos a uma mídia que nos diz o que temos que termos, o que vestirmos, falarmos e até qual a melhor maneira de desfrutarmos essa vida.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que, entre os jovens que estão crescendo na igreja:

63% não acreditam que Jesus é o Filho do único verdadeiro Deus.

51% não acreditam que Jesus ressuscitou.

68% não acreditam que o Espírito Santo exista.

69% – 94% – saem da igreja logo após o segundo grau.

33% dos jovens na igreja falam que irão continuar nela após saírem da casa de seus pais.

* A última Geração cristã – Josh Macdowell

O Brasil não está muito distante desses números. Mas, creio e afirmo que ainda existe esperança, e ela está em nosso Deus. Ele mesmo está levantando uma geração, entre os jovens, que irá causar um impacto em nosso meio.

Nós somos os jovens de hoje, os fortes, cuja palavra de Deus permanece em nós e que temos vencido o maligno.

O desafio agora é: O que você pode fazer para mudar a realidade a sua volta? O que você fará para reconquistar seu tempo, seus sonhos e sua fé que foram roubadas?

A Juventude de uma igreja é muito mais do que um culto no sábado. Nosso convite é: venha fazer parte dessa geração que vai alcançar a nossa geração para Cristo! Mas, venha de verdade, a causa de Cristo supera, em muito, qualquer outra coisa com a qual você esteja envolvido.

Fonte: Resumo da pregação do culto de jovens da igreja Betesda Aldeota, ministrada por Cleiton Fiuza.

Escrito por Cleiton Fiuza


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: